Quarta-feira, 4 de Março de 2009

Firefox ultrapassa Internet Explorer 6

 

Por incrível que pareça, o número de usuários do Firefox 3 ainda era inferior ao do IE6 até o início do ano. É isso mesmo, Internet Explorer 6. Mas, finalmente ultrapassou, conforme aponta o relatório da Net Applications sobre os dados de navegação dos internautas no mês de fevereiro de 2009.

 

audienciafevereiro

 

O antigo navegador da Microsoft vem perdendo participação no mercado desde o lançamento do Internet Explorer 7, das grandes melhorias no Firefox, do aumento do uso de smartphones e até mesmo do lançamento do Google Chrome, o que mesmo assim, ainda sem mantém com uma preferência de 18,94% dos internautas, uma redução de 0,21% em relação à janeiro deste ano.

 

Enquanto isso o Firefox 3, segundo colocado, cresceu 0,77% e foi para 19,07%, enquanto o IE7, líder entre os browsers (não se sabe até quando), perdeu 0,02% de audiência e passou a ser usado por 47,30% dos usuários.

 

Obviamente, o Internet Explorer só é mais usado porque vem incluído no Windows, o atual líder no mercado de desktop (inclui-se também usuários “piratas”), onde de certa forma tem uma parcela de usuários com baixo conhecimento técnico, o que significa que muitas vezes estão vulneráveis por não manter o sistema atualizado e/ou navegador com patches de correções de bugs.

 

O mais interessante disso tudo é o fato do Firefox ser o navegador mais usado em alguns países da Europa e ainda assim, ganhando mercado a cada dia.

Terça-feira, 3 de Março de 2009

Pratique inglês com videos diários da CNN



cnnstudent

Muito se pede nos cursos de inglês ou de qualquer outro idioma para praticar o listening. Mas nem sempre o método mais adequado para isso é ouvir músicas, já que possuem gírias e modos de pronunciar as palavras diferentes de tal forma que façam as palavras rimarem ou para garantir que as canções fiquem mais “sonoras”.
 
Assistir vídeos ou noticiários são métodos tão bons quanto e a dica a seguir é sobre um verdadeiro achado para quem quer praticar inglês assistindo o noticiário diariamente: O site CNN Student News foi criado para ajudar professores e alunos do ensino fundamental e médio a incrementar o aprendizado com as notícias mais interessantes do dia.
 
Os vídeos não são tão longos (cerca de 10 minutos), publicados cinco vezes por semana e o público-alvo é de falantes nativos, mas não significa que são incompreensíveis, o importante é trabalhar os aspectos relevantes para a aprendizagem.
 
Além dos vídeos, há a transcrição de todo o programa e perguntas que nos ajudam a testar nossa compreensão do que foi assistido e lido. No site há links para mapas, quizzes, blog e outros materiais interessantes.
 
Achei esta dica no site InglêsOnline e resolvi postar aqui. Eles vão aproveitar ao máximo o vocabulário, gramática, cultura, comportamento presentes em cada vídeo, trazendo atividades, dicas, curiosidades e troca de experiências.
 
Para ter acesso aos vídeo, vá ao site http://www.cnn.com/studentnews e se quiser, você ainda pode se inscrever para leitura dos Feeds RSS e baixar os vídeos no formato .m4v.
 
É isso ai…com o CNN Student News, dá para aprender inglês, e ainda ficar atualizado!
 

Segunda-feira, 2 de Março de 2009

BIA: Análise de impacto de negócios

 

bia_continuidade

 

Quanto sairia se os negócios da sua empresa estivessem parados durante algumas horas? dias? semanas? Pois é, toda empresa precisa definir os processos críticos e exigências de tempo de recuperação necessários para o negócio sobreviver a uma perda de grandes proporções.

 

Porém, o ideal é realizar primeiro uma análise de riscos e em seguida uma BIA (Business Impact Analisys), já que fica difícil analisar os impactos nos negócios de uma organização sem conhecer os riscos que ela está sujeita.

 

Uma BIA precisa identificar os processos de negócios críticos que mais afetam a receita, os ativos e os clientes, para ajudar e priorizar as estratégias de recuperação que poderiam ser necessárias durante uma extensa parada da empresa.

 

Os benefícios do BIA são diversos, dentre eles temos: uma análise eficiente e detalhada das funções mais críticas de seu ambiente de negócios; entendimento das perdas financeiras e impactos de uma interrupção extensa; identificação dos recursos mais vitais para suportar os processos e negócios; definição de um espaço de tempo de recuperação sobre o qual é possível projetar suas estratégias de recuperação; tomada de decisões de investimento sólidas sobre a melhor forma de retomar a operação do negócio.

 

meeting

 

Primeiramente, para elaborar uma BIA, é preciso entender como a empresa funciona - quais processos precisam interagir e estar continuamente disponíveis para vender, produzir. Qual é a meta mais importante de uma análise de impacto no negócio.

 

Os conhecimentos de uma ampla gama de estratégias de continuidade e recuperação ajudam a definir os processos críticos e requisitos de tempo de recuperação necessários para que o negócio sobreviva a uma interrupção de grandes proporções.

 

Deve ser feita uma análise de impacto abrangente para examinar as perdas financeiras e intangíveis que poderiam resultar se estes sistemas, ativos e dados não estivessem disponíveis devido a uma interrupção de emergência.

 

Uma análise deve visar identificar os seguintes pontos:

  • Os processos de negócios mais críticos de sua corporação inteira;
  • A interrupção máxima que um processo de negócios pode sustentar antes de afetar severamente o bem-estar de sua companhia;
  • O impacto sobre as finanças, produtividade e pessoal de uma extensa interrupção do negócio;
  • Uma avaliação dos impactos sobre o negócio a curto prazo e das perdas empresariais permanentes;
  • A prioridade de recuperação dos processos de negócios;
  • Os registros mais vitais a proteger e sua recuperação necessária para retomar suas operações empresariais com sucesso;
  • Diversas táticas para equilibrar os custos de recuperação com os diferentes limites de risco;

disasters

 

 

Por isso, pense bem nos custos de uma interrupção em horas, dias e semanas e qual o impacto disse para sua empresa.

 

Referência:

Material - MBA Gestão de Segurança da Informação na FIAP, Plano de Continuidade de TI e BIA, 2009

Domingo, 1 de Março de 2009

Livro: CCENT/CCNA ICND 1 Guia Oficial de Certificação do Exame - 640-422

 

Indico este livro para quem está iniciando os estudos para a certificação CCNA e até mesmo quer seguir carreira nas certificações Cisco.

 

Este é o livro oficial do exame CCNA. Porém, saiba que este ele não é tão barato qunato o livro “CCNA 4.1” do Marco Filippetti.

 

Descrição:

CCENT/CCNA ICND1 Guia Oficial de Certificação para o Exame é um excelente guia de estudos Cisco que se concentra especificamente nos objetivos dos exames CCENT e CCNA ICND1. Esta edição, completamente atualizada, apresenta revisões completas e uma experiência de preparação para o exame mais desafiadora e realista.

 

O instrutor sênior e autor de best-sellers Wendell Odom oferece dicas para a preparação e para a realização do exame, ajudando você a identificar áreas nas quais precisa de reforço e a aprimorar tanto o seu conhecimento teórico quanto as suas habilidades práticas. O material é apresentado de maneira concisa, focado no objetivo de aumentar o seu conhecimento sobre os tópicos do exame e de prepará-lo para os numerosos desafios que os exames apresentam.


CCENT/CCNA ICND1 Guia Oficial de Certificação para o Exame apresenta um roteiro organizado de preparação para o exame, através do uso de elementos e técnicas da série que já se provaram úteis. Questionários Eu Já Conheço Isto? abrem todos os capítulos e lhe permitem decidir quanto tempo precisa despender em cada seção. As seções Tarefas de Preparação para o Exame, ao final de cada capítulo, lhe ajudam a treinar os conceitos-chave que você precisa dominar, ao mesmo tempo em que ajudam a aumentar a sua velocidade na resposta das questões, uma dificuldade que muitos candidatos enfrentam nos novos exames.


Um capítulo de Preparação Final guia você através de ferramentas e recursos para ajudá-lo a elaborar seu plano de estudos final. Seções especiais sobre a resolução de problemas lhe ajudam a dominar os complexos cenários com que você irá se deparar no exame. Elogiado pelo seu nível de detalhe, seus recursos de avaliação e as suas desafiadoras questões para prática, este livro fornece mais informações detalhadas e mais exercícios realistas do que qualquer outro guia de estudos para o CCNA, permitindo que você tenha sucesso já na primeira vez que realizar o exame.

 

Descrição:

Editora: Alta Books

Autor: WENDELL ODOM

ISBN: 9788576081906

Origem: Nacional

Ano: 2008

Edição: 2

Número de páginas: 488

Acabamento: Brochura

 

 

 

Mais informações aqui